Geléia de morango caseira


Os morangos estão tão bonitos, suculentos e baratos e para aproveitar a temporada fiz uma geléia.
A geléia de frutas não deve ser produzida com frutos estragados ou "passados", para se obter uma boa geléia, os ingredientes precisam estar perfeitos!
A geléia foi feita com quinhentos e quarenta e quatro gramas de morango fresco cortado em cubinhos, suco de duas laranjas peras, um limão Tahiti e duzentos e setenta gramas de açúcar refinado (mas usar o cristal fica muito bom, dá mais brilho ao produto final). Cozinhei em fogo baixo, escumando a espuma e limpando com pincel molhado as laterais da panela. Teste o ponto colocando uma gota da geléia num pires (se estiver calor, gele o pires por alguns minutos), aguarde 3-4 minutos e encline, a geléia não deve escorrer muito (o ideal é criar uma lágrima espessa). Muito importante não misturar a geléia no fogo, uma vez que açúcar quando recebe calor, se agitado, cristaliza (e não volta!). Coloque em pote com tampa hermética esterilizado e inverta até esfriar. Dura de 6-8 meses em local seco.

Postado por Nina Moori.

Comentários

eu tentei fazer geleia de morango uma vez, ha muitos anos, com um monte de morangos que colhi eu mesma numa daquelas fazendas u-pick. acho que nao deu muito certo, senao eu lembraria do resultado com mais clareza... outra vez queimei um pote de geleia de pessegos fresquinhos. acho que pra fazer geleia precisa ficar vigiando a panela do comeco ao fim, nao? uma pena que nunca consegui me disciplinar pra isso. ;-) bjs,
Cláudia A. disse…
Que delícia Nina. Nada se compara a uma geléia feita em casa. Também costumo fazer de diferentes frutas mas a de morango é a favorita.
Anônimo disse…
A muito tempo não faço geléias ,mas gosto muito de prepara-las,adoro as de jabuticabas!
Sheila disse…
Nossa, que delícia.... estou com morangos frescos em casa e não sabia (até agora) o que fazer com eles... mas to meio receosa... quer dizer que tenho que cozinhar e não mexer na panela? Só tirando residuos com a escumadeira? E quem não tem pincel, posso substituir pelo que? Apesar que acho melhor eu comprar um, to precisando faz tempo ¬¬', rsrs
bjokas
Eli disse…
Tenho morangos em casa e fiquei muito tentada a fazer!! Delícia!!
Daniel disse…
Eu sempre faço geléia de morango, tenho uma receita com uma dica legal pra acertar o ponto, vou publicar lá na panela de cobre!
Daniel disse…
Ah, agora que eu li, hehehe você deu a mesma dica do pires!
Acho que a única coisa diferente que eu faço então é que eu não corto em cubinhos o morango, só tiro a folhinha e corto ao meio que ele se desfaz sozinho.
Rosane Vargas disse…
Nina, estou com muita vontade de fazer a geléia, que ficou uma cara ótima, mas preciso que esclareças alguns pontos, é possível?
1. Não se mexe durante todo o cozimento? Não gruda no fundo?
2. Para que tirar os resíduos e passar o pincel?
3. Para que virar o vidro?
4. A técnica e as quantidades se aplicam a qualquer fruta?
Desculpa a ignorância.
bjs.
Rosane,
1. faço a geléia e fogo bem baixo e, o ideal é não misturar ou poderá cristalizar. Se notar que começa a grudar no fundo da panela, passe uma colher de silicone ou inox com cuidado e tente diminuir o calor.
2. Tiro aqueles resíduos branquinhos e espuma. Pode ser apenas com uma escumadeira ou colher (acho mais fácil com pincel de silicone). Retiro tudo para que o resultado final seja puro, com aspecto e textura agradáveis.
3. Costumo utilizar potes vidro com tampa de metal ou aqueles herméticos. Viro até esfriar para criar um pequeno vácuo...notei que assim conserva mais tempo. Aprendi este truque com uma senhora francesa que era vizinha da minha avó.
4. Existem muitas geléias que são produzidas com o suco ou polpa das frutas. Infelizmente, não dá certo com todas as frutas, algumas não possuem pectina (é o que dá consistência). Já usei esta medida e técnica com frutas variadas e nem todas deram certo, às vezes uso um pouco de suco de laranja, maçã ou limão para dar textura (olha a pectina aí). Existe pecina em pó e líquida vendida em lojas de doces. Mas o teste do pires dá certo com todas!
Sempre que eu puder te ajudar...
bjoca,
Nina.

Postagens mais visitadas