Churrasco, futebol e torta


Fomos a um churrasco na casa de um amigo. Coisa típica de brasileiro: churrasco no almoço (ficamos para assistir o jogo Brasil X Argentina - eu esperei que fosse ter mais emoção, os argentinos desanimaram logo no meio do primeiros tempo) de domingo.
Lembro que até uns anos atrás, todos os domingos eram na casa dos meus avós. Normalmente tinha churrasco (a minha avó dizia que era para comemorar aniversário de alguém: dela, do avô, meu, da tia, do tio, de uma das primas, mas acho que era desculpa para reunir todos). O churrasco aqui em Sampa, começa com pão francês, vinagrete e farofa, depois chegam as carnes (picanha, maminha, fraldinha, linguiça e frango). Já os descendentes de japoneses fazem churrasco com os itens do churrasco paulista tradicional além de oniguiri (bolinho de arroz), salada de alface e tomate e outras variantes, pepino com alga,conservas, maionese, peixe (na churrasqueira e muitas vezes sashimi). E na sobremesa ainda têm laranja (sempre), melancia, mexerica e algum doce.
Hoje eu quis colaborar com um doce, levei uma Linzer Tart: pâte sucrée com amêndoa em pó recheada com geléia de framboesa. O Daniel (Panela de cobre) fez um "linzer cookie" outro dia.

Postado por Nina Moori.

Comentários

Cláudia A. disse…
Babei. No churrasco e na torta. Você é tão talentosa. Beijo.
acho tao bacana essa misturança que transforma o churrasco numa orgia gastronomica e cultural! adorei sua torta. Tentei fazer uma assim ha muitos anos... nao lembro exatamente a qualidade do resultado, so sei que nunca mais tentei e eh tao facil, neh? beijao,
Obrigada Cláudia, um churrasco sempre é bem recebido.
Oi Fezoca, acho que o interessante na cozinha atual brasileira é esta mistura de culturas e referências: índios, negros, portugueses, italianos, poloneses, alemães, judeus, árabes, japoneses, chineses e várias outras raças.
bjos, Nina.
Beatriz Belliard disse…
Quanto tempo nao vejo um churrasco e ainda mais com toda familia !!! Est torta esta linda ! bjs
Sheila disse…
Nossa! Que choisa chique hein?
Eu tenho uma amiga que é filha de pai japones e o churrasco deles é exatamente do jeito que descreveu, mas como a mãe é brasileira, tem muuuuuita carne!
Eli disse…
Adorei a torta!! Eu adora os churrasco, depois da minha cirurgia não curto mais, mas a festa em sim que ele provoca eu gosto muito. :)
Bia, Sheila e Eliana, o churrasco é uma forma de reunir a familia e os amigos. Desde sempre as festas e cerimônias terminavam em torno de uma grande refeição. Acho que toda comemoração inclui comida. bjos meninas, Nina.

Postagens mais visitadas