Reciclar

Não quero parecer uma eco-chata, mas trabalhando com gastronomia, acho importante ter a consciência de que óleo usado (em frituras, por exemplo) polui muita água, muita mesmo (cada litro de óleo polui um milhão de litros de água - é o que acontece ao jogar no ralo da pia!). Em alguns restaurantes que trabalhei, o óleo era guardado em sacos plásticos e garrafas pet transparentes (eram levados para locais de reciclagem - viravam sabão). Na minha casa, a gente separa em garrafas e uma moça que trabalha lá leva para fazer sabão. Parece perda de tempo (e ninguém tem tempo disponível hoje em dia), mas contribui muito.
Existem alguns locais que recolhem óleo usado, o grupo Pão de Açúcar recebe em algumas lojas.

Postado por Nina Moori.

Comentários

isso eh mesmo muito importante, Nina! ainda mais partindo de restaurantes. Eu nao reciclo oleo porque nao uso. Nao faco fritura nenhuma, entao nao tenho o que reciclar. Mas reciclo tudo mais. Uma das colegas do meu marido tem um projeto de pesquisa que virou noticia, pois ela criou uma maquina que transforma os restos de comida de restaurantes em combustivel. Eh fantastico esse tipo de reaproveitamento!

beijo,
Cláudia A. disse…
Quase nunca faço frituras, como vcê pode ver pelas receitas que posto no Comfort Food mas reciclo todo o meu lixo há mais de 10 anos. Não consigo entender como alguém pode jogar uma caixa ou uma lata no lixo comum, isso, para mim é um despautério. Beijo.

Postagens mais visitadas