Cozinha coreana

Atualmente é a minha cozinha predileta. Os coreanos consomem uma variedade de verduras e legumes, usando sempre muitos temperos (alho, cebolinha, gengibre, gergelim, ginseng, molhos de pimenta, shoyu, etc). Aliás o consumo de pimenta é impressionante, o grau de ardência dos pratos é alto, mas sempre muito saborosos. Já fui em alguns restaurantes coreanos em São Paulo. O último que fui fica no Bom Retiro (Rua Silva pinto, 442) - não sei o nome, o cartão que peguei está escrito em coreano - comemos um peixe frito com molho de pimenta vermelha, kimchi, peixe cru com shoyu e wasabi (japonês), bul go gi (tirinhas ade carne grelhada em uma chapa especial coreana, servida com molho de shoyu, alho e cebolinha), sopa de algas e ginseng, conserva de broto de soja (com pimenta), batata bolinha temperada com molho agridoce, folhas de beterraba com molho de pimenta, agar agar com shoyu e alho, arroz muito bem preparado (que deve ser comido de colher), agrião branqueado com gergelim e conserva de nabo e pimenta. Gastei cerca de R$ 22,00 por pessoa. Pena que esqueci de levar a máquina fotográfica. Pelo menos trouxe para casa a embalagem (tomei no caminho) do sorvete.
Depois dei uma olhadinha na mercearia que fica na frente do restaurante (as donas eram coreanas). Acabei comprando um doce de massa de arroz (tipo moti recheado com doce de feijão azuki e polvilhado com canela, kinako colorido e gergelim em pó) e um sorvete coreano de café (grande, com embalagem diferente, tipo calipo e com gosto de balinha de café).



Postado por Nina Moori.

Comentários

Cláudia A. disse…
Nuca fui a um restaurante coreano, fiquei aguada. Se você puder dar algum endereço eu ficarei agradecida. Um beijo.
eu comi UMA vez ha muitos anos num coreano em Berkeley e nao tivemos uma boa experiencia. aqui onde eu moro so tem um, e eles misturam com cozinha japonesa. tambem o unico mercado asiatico que temos eh de coreanos e eles fazem um sushi que ficou famoso na cidade. o unico problema com os coreanos eh que eles sao deveras rudes... beijao!
Anônimo disse…
Olá! Eu também adoro comida coreana e recomendo o Restaurante Korea House que fica em uma simples portinha perto do Ikesaki na Rua Galvão Bueno(no bairro da Liberdade em São Paulo) mas que possui um salão bem decorado e o melhor Bulgogui do mundo!!!É um restaurante tradicional e frequentado por coreanos e fãs da culinária coreana.
Anônimo disse…
Sempre vamos a este restaurante! Meus pais sao clientes a anos!
bjo,
N. (Gourmandise).
Anônimo disse…
Oi, tentei de todo jeito encontrar a receita de um doce coreano que eu vi no programa Antena Paulista (na Globo do interior) do di 26/04/2009, o nome é "milhares de fios" ou "1024 fios" é feito com mel e pareceu delicioso, mas não encontrei nada de receita, nem um lugar onde vendesse aquilo aqui no Brasil, se vc souber de algo por favor poste aqui com esses nomes q eu coloquei e se quiser saber mais sobre o doce, acesse este link http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1098336-16578,00-AVENTURA+PELA+GASTRONOMIA+COREANA.html
bjok
O nome do doce é "kkultarae", mas nunca tentei fazer. Pareceu-me complicado.

bjo,
N.M.
Silvia - BH disse…
Nina,

Poderia dar-me duas indicações de bom restaurante koreano com bom preço?
Silvia, tem o Lua Palace (Av. Armando Ferrentini, 182 - Paraíso) e o Portal da Coreia (R. da Glória, 729 - Liberdade).
Infelizmente o meu preferido fechou no ano passado.
bjo,
Nina
Silvia - BH disse…
Nina, obrigada.

Estive no Korea House. Estava cansada e há uns vinte dias antes notei o joelho "tenso". E cansada e com pacotes subi a escada que me pareceu interminável e os degraus muito altos. Ao chegar no útimo, que é reduzido, o joelho não aguentou. Sentei-me de imediato numa das cadeiras e e observei o salão. Bem claro, agradável, limpo. Começo da noite, vazio. Uma moça brasileira veio me mostrar o cardápio. Olhei mas estava tão dolorido e pensei como vou conseguir sair. Perguntei teria alguem para carregar meus pacotes para descer a escada. Ela se ofereceu, eles estavam volumosos mas leves. Lá embaixo saudou tres jovens que subiam pro restaurante e foi muito amavel comigo, perguntou se queria que ficasse para pegar um taxi. Havia na praça e fui até lá. Fiquei encantada com a gentileza e vou voltar.

Curioso, reli este post mas só agora que respondeu é que vi o Korea House mencionado.

Postagens mais visitadas