Financier, pão de minuto e muffins para celíacos

O celíaco tem intolerância à glúten. Algumas pessoas já me pediram que testasse algumas receitas de doces/pães sem glúten. Fiz três receitinhas de bolinhos com a farinha de sarraceno: financier, muffin e pãozinho de minuto. Pretendo testar com outros tipos de farinhas: arroz, fécula de batata, amido de milho e araruta.


O financier leva farinha de sarraceno, açúcar refinado, farinha de amêndoa, clara de ovo, manteiga e mel. Pode-se usar a receita clássica de finacier substituindo a farinha de trigo pelo sarraceno. Assei alguns bem pequenos (forminha petit, barquete e canelada) e ficaram lindos para servir com café ou chá.



O pãozinho de minuto (100% = 125g) leva 100% de farinha de sarraceno, 1,7% de sal, 35,5% de leite em pó, 3,5% de fermento químico, 16,6% de óleo de girassol e 66,5% de água morninha. Misture tudo e deixe repousar por 10 minutos. Boleie em porções pequenas, coloque em placa untada, egg wash e asse à 220ºC por 10 minutos e abaixe para 180ºC e termine a cocção (cerca de 10-15 minutos).



Para os muffins (100% = 200g) bata 20% de gemas com 90% de açúcar demerara, junte 50% de óleo de girassol e bata bem. acrescente 125% de farinha de sarraceno (previamente peneirada com 3% de fermento químico e 1,5% de sal) alternando com 62,5% de leite. Agregue 30% de claras em neve. Adicione 18% de uva passa branca ou preta (passe na farinha de sarraceno e peneire - este processo evita que as frutas afundem na massa). Coloque em forminhas de papel (dentro de uma forma de muffin) ou forminhas untadas (até 3/4 da altura) e asse por 5 minutos à 220ºC e abaixe para 180ºC terminando a cocção. Esfrie por 5 minutos e desenforme.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Agdah disse…
Outro dia li num site para celíacos que o nosso pãozinho de queijo mineiro é "gluten-free".
Cláudia A. disse…
Quantas opções legais para quem tem intolerância a glúten. Até eu, que não tenho intolerância nenhuma, gostaria de provar as belezinhas das fotos.
Ana disse…
Muito legal seu blog Nina, gostei muito!
Obrigada pela visita la no meu kitchenspace!!
Posso perguntar uma coisinha... qual seria a traducao p/ o ingles do "trigo sarraceno"? Seria o spelt flour?
Muito bonitinhos seus financiers, adorei! voce tem uma receita especifica? Vi que vc mencionou a substituicao numa receita tradicional. Eu tenho uma receita aqui que fiz uma vez e gostamos bastante, mas adoro experimentar novos ingredientes e fiquei tentada a usar sua versao! Alias, financiers sao o mesmo que "friands", certo?? (Foram os friands q eu fiz e tenho a receita! hehe!)
Abracos!
Ana

Postagens mais visitadas