Carne de porco


Minha mãe fez costelinha de porco com missô. Fica uma delícia, a carne levemente adocicada do porco combina muito bem com o salgado da pasta de soja e a cocção em fogo baixo deixa a textura macia (e desfiando).

Costelinha de porco no miso: um quilo de costelinha de porco, dois dentes de alho picado, uma pimenta dedo de moça picada (sem semente), uma fatia fina de gengibre picada, cem mililitros de sakê, quatro gramas de sal, cinquenta gramas de missô, água fervente (suficiente para cocção), trinta mililitros de óleo. Lave a carne de porco, retire o excesso de gordura e separe as costelas. Aqueça o óleo em uma panela de fundo grosso e grande. Adicione as costelas e refogue em fogo alto até ficar esbranquiçado, mexendo sempre.
Acrescente alho, pimenta, gengibre, sal e sakê. Misture bem e adicione água quente (até metade da altura da carne). Abaixe o fogo e una o missô. Misture e tampe. Cozinhe por 1h (fogo baixo) ou a até carne estar cozida (desprende-se levemente do osso). O molho deve estar reduzido e grosso. Acerte o tempero, caso seja necessário agregue mais missô. Sirva com arroz.


Postado por Nina Moori.

Comentários

Cláudia A. disse…
Nina, essa combinação é novidade para mim. Já vi picanha preparada com missô mas estas costelinhas me pareceram mais apetitosas ainda.

Postagens mais visitadas