Aula de chá

Tivemos aula com a especialista em chás e representante da marca Tee Gschwendner, Carla Saueressig.
Resumindo a explanação: Normalmente se utiliza, em chás de qualidade, apenas as duas folhas mais tenras das pontas.Assim como o vinho obedece critérios de terroir. O rendimento médio para a confecção de chá é de 3kg fresca para 1kg de seca. É preferível utilizar a "água mole", ou seja, com poucos minerais para extrair o verdadeiro (sem interferência) sabor/aroma de cada chá - entre as nacionais aconselha-se a Prata e entre as importadas (no Brasil) a Panna.
Uma coisa muito importante. A utilização de sachê (em chá ou café) acarreta duas grandes desvantagens: não vemos a qualidade da folha (se está inteira) e um problema pouco comentado, que é a utilização de cloro no "branqueamento" do papel utilizado no sachê (além de alterar o sabor, é cancerígeno!


De baixo para cima:
- Gyokuro
- Silver nails (Yin Zhen)
- White Oothu
- Lady grey
- Oolong Formosa
- Darjeeling 260
- Preto Ceilão
- Noite árabe (chá verde, preto, rosas e jasmin)
- Aromático managa e abacaxi
- Xian Tao
- Fujian

Postado por Marcel Miwa.

Comentários

Cláudia disse…
Olá, entrei no blog de vcs através do blog da Cinara e gostei muito de ler e aprender sobre tantos detalhes, qualidade e informações. Achei a essa matéria do chá muito interessante e fiquei com vontade de experimentar o "Noite Árabe". Fiquei horrorizada também com o cloro que usam para clarear os saquinhos.Justo agora que estamos revendo nossos conceitos ecológicos, que mal teria se as indústrias ensacassem o chá da maneira mais natural possível!Garanto que o consumidor iria aprovar se soubesse destes detalhes.
bjs a vcs
bia disse…
Sabe que nunca tinha pensado no cloro que é usado apra clarear os saquinhos? E mesmo sem pensar eu sempre compro saquinhos marrons que nao sao branqueados, tanto para cafe como para cha ! Obrigada por todas estas informaçoes !
fezoca disse…
eu procuro comprar os saquinhos non-bleached, porque bebo cha de saquinho no trabalho. essa aula foi muito bacana! :-) bjao,
Oi Nina!
Sou a Débora do blog brincando de chef. Amei o blog de vocês! Sou apaixonada por chá e, para mim, essa degustação foi incrível! Tomara que eu possa participar de um algum dia.
Vamos manter contato.
Beijos!
Yuri disse…
Esta aula parece muito bacana, estava curiosa sobre ela. É bom saber que o chá é tratado com respeito por aí. Obrigada por compartilhar! :-)
Gourmandise disse…
Yuri, o Marcel elogiou a aula dela. Eu ainda não tive a oportunidade de assistir à aula.
abs,
Nina.

Postagens mais visitadas